Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

Romero Britto: o artista da alegria

por Stamberg Júnior


Cores em evidência, composições vibrantes, pinturas e esculturas expressivas e graciosas: esses adjetivos são muito simplistas para qualificar a obra desse artista pernambucano. Nascido no Recife, em 1963, Romero Britto é pintor, escultor, artesão, serígrafo. Apesar de ter uma carreira longa e de ser muito conhecido internacionalmente, principalmente nos Estados Unidos, Britto ganhou ainda mais repercussão no Brasil após ter feito um retrato, aos seus moldes, da presidente Dilma Roussef em fevereiro deste ano. 

  Romero Brito e a presidente Dilma Roussef
                                         
Romero lutou bastante para conseguir seu status de símbolo da cultura pop moderna. Sua infância pobre nas ruas de Recife, não desanimou nunca seu gosto pela arte. Aos 14 anos, fez sua primeira exposição, conseguindo vender um de seus quadros à Organização dos Estados Americanos. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, tendo viajado para a Europa a fim de conhecer melhor o continente das artes clássicas. Desde 1987, o artista mora em Miami, onde casou-se com a americana Sharon e teve um filho. Lá, as obras de Brito estão por toda parte. Em 2005, como testemunho de seu impacto nas artes plásticas, Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush. Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença.

Mr Welcome - Miami 
  
Brito tem duas galerias: a Galeria Britto Central em Miami Beach, na Flórida, e a Galeria Romero Brito, que fundada em 2001, localiza-se em São Paulo. Mesmo quem está distante desses dois lugares, não precisa ir muito longe para poder conhecer as obras do artista. No Recife, por exemplo, assim que desembarcam, os passageiros podem conferir esculturas feitas por Britto. Além disso, criou a Fundação Romero Britto, onde prioriza a educação artística: "Nasci com o dom e quero dividir com todos", enfatiza.

  Escultura feita por Romero Britto - Aeroporto Internacional dos Guararapes, Recife, Pernambuco
                     

O talento sempre traz recompensas boas: homenagens. Sendo um dos artistas mais bem sucedidos da contemporaneidade, Romero Britto será homenageado no Carnaval 2012 do Rio de Janeiro, pela Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá. Com o tema: "Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia", a agremiação cantará a trajetória do artista desde sua infância pobre até seu reconhecimento internacional.

O artista Romero Britto será homenageado no Carnaval 2012
                                             

Mais do que um orgulho nacional: um exemplo de superação e dedicação. Sua vida confunde-se com suas obras: singular e sobretudo cheia de cores e felicidades. Este é Romero Britto, o artista da alegria.

Um comentário:

  1. A obra de Romero Brito e carnaval é uma junção com tudo para dar certo. A alegria, as cores, a expressividade, acho até q essa homenagem demorou. Inclusive, poderia ser homenageado no carnaval do Recife, seria uma grande demonstração do nosso orgulho em ser conterrâneo do grande artista Romero Britto.

    ResponderExcluir