Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Poesia, HQ’s e audiovisual: a obra cabralina se eterniza.

Por Ellen Reis

Morte e Vida Severina em Quadrinhos (2005)
Com inspiração no livro Morte e Vida Severina (1956) de João Cabral de Melo Neto e em Morte e Vida Severina em Quadrinhos (2005), produzida pelo cartunista Miguel Abreu de Falcão, foi que a Escola de Audiovisual (OZI), localizada no estado de Brasília, realizou a versão audiovisual da obra-prima cabralina. O desenho animado é um filme de 50 minutos de animação feito para a TV Escola/ Fundação Joaquim Nabuco. A pré-estréia do filme foi no dia 13 de dezembro do ano passado no Cinema da Fundação dentro da amostra Retrospectiva 2010/Expectativa 2011.

No Auto de Natal Pernambucano Cabral conta a história dos tantos Severinos de Maria, filhos de Zacarias que saíam da Paraíba para fugir da seca e da fome. Com o desejo de chegar em Recife, Severino parte da sua terra guiado apenas pelo Rio Capibaribe. Ao longo do caminho o personagem se depara com inúmeras mortes e, sem muitas esperanças em relação ao futuro, só sabe que precisa andar para fugir da velhice que mata os jovens do sertão aos 30 anos de idade. Na beira do Rio, Severino encontra com um morador da região que está prestes a ser pai. José é avisado que o seu filho nascera! O protagonista de Morte e Vida Severina participa do momento de confraternização dos vizinhos com os pais da criança e é impactado com aquele nascimento: o único que vira durante sua viagem. Por fim, o recém pai fala a Severino que todos os questionamentos que ele tem “sobre a vida não dá para responder”, mas uma coisa é certa: dá pra viver a vida!

Escultura de João Cabral
na Rua da Aurora, Recife.
A obra-prima de João Cabral de Melo Neto (pertencente à Geração de 45, levando em conta somente o critério cronológico) se enquadra no primeiro dos três grandes níveis de preocupação temática: o Nordeste, A Espanha e A Arte. São objetos de verificação e análise os retirantes, suas tradições, seu folclore, a herança medieval e os engenhos; de modo muito particular, seu estado natal, Pernambuco, e sua cidade, Recife.




A Obra em animação
Diante da riqueza da obra, tanto Miguel Falcão quanto os profissionais da Escola de Audiovisual, conseguiram, com fidelidade, dar vida e movimento aos personagens. A animação aparece em preto e branco justamente para mostrar a aspereza do ambiente, do próprio texto e dos traços em quadrinhos. O desenho animado está disponível no canal da OZI no youtube, e no site da TV/Escola



E você poderá conferir também aqui no blog:




Confira também o Making of da produção:



Nenhum comentário:

Postar um comentário