Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Das páginas para as ruas


                                                                                                             Por Carla Moreira

Num banco de praça do bairro San Telmo encontra-se Mafalda; sozinha, com um vestido verde, olhando para o nada com um leve sorriso no rosto, como o de quem está refletindo sobre algo, provavelmente sobre o mundo, que como diz a própria personagem, é uma “imensa casa da mãe Joana espacial”. A irônica menina-filosófica que analisa o planeta e sua conjuntura saiu dos papéis e virou uma estátua em um dos bairros mais famosos de Buenos Aires.

O arquiteto da escultura é o argentino Pablo Irrgang, que disse ter feito a Mafalda em “tamanho real”. A escultura mede 80 centímetros, é feita de fibra de vidro e resina, bem resistente caso ocorra eventuais atos de vandalismo. A obra não possuí nenhuma medida de proteção, tudo para que o público possa interagir com a pequena menina. Pablo espera que a obra desperte bons sentimentos nas pessoas”. No final de todo o projeto de homenagem ao Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, o arquiteto foi até à Itália, onde mora o artista argentino atualmente, para tratar dos últimos detalhes.

Em entrevista para o jornal argentino “La Nación”, Pablo Irrgang contou que foi muito boa a troca de informações e ideias com Quino. “Foi divertido. Há um mês reunimo-nos com Quino para examinar os últimos pormenores. Foi uma experiência muito boa. Quino sabe muito bem o que quer. Sempre teve ideias claras sobre como devia ser a escultura".


O cartunista argentino participou da cerimônia de inauguração da estátua; disse ter ficado bastante surpreso com a espontaneidade da obra, mas admitiu que ainda custa a ele ver uma Mafalda tridimensional. A esquina ficou repleta de fãs, curiosos e amigos do famoso cartunista. A estátua fez em agosto dois anos desde a sua inauguração.




Mafalda "nasceu" e "viveu" no bairro San Telmo, no centro de Buenos Aires. A estátua foi posta exatamente na esquina onde começa oficialmente o bairro. Há alguns metros dali fica a Rua Chile, que costuma(va) ser o lugar em que a menina sentava e pensava sobre o mundo e suas circunstâncias. O apartamento de número 371 é onde Mafalda mora; seu criador Quino morava neste mesmo apartamento na época em que começou a desenhar e escrever a história. Desde 2007 há uma placa que demarca que ali “viveu” Mafalda. 


A célebre personagem é bastante conhecida, “nasceu” em 1964 e teve seus livros publicados até 1973, existem várias traduções das obras. Suas tiras são publicadas em diversos países, alguns até aparentemente inesperado como é o caso de Taiwan. A menina que se preocupa com a paz mundial e se rebela contra a situação vigente, que ama os Beatles e odeia sopa, ficará eternizada, assim como a obra do grande artista Quino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário