Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Orquestra Criança Cidadã: Educando através da musica

Por Renata Santos




Em meados de maio de 2006, o general Santa Rosa, que trabalhava como comandante da 7ª Região Militar e 7ª Divisão do exército foi procurado pelo presidente da Associação Beneficente Criança Cidadã- ABCC, Nildo Nery dos Santos que lhe apresentou uma proposta desafiadora: A criação de uma orquestra composta apenas por crianças vindas de áreas pobres do recife, mais especificamente as que viviam na favela do Coque, uma das mais violentas da cidade. Além do general, já estavam incluídos no projeto o Maestro Cussy de Almeida e o juiz de direito Dr. João José Rocha Targino. A idéia de convocar o comandante era a fim de conseguir um lugar seguro para abrigar as crianças que participariam da orquestra.
 O general Santa Rosa abriu de imediato, as portas do depósito de suprimentos do exército brasileiro, localizado no bairro da Cabanga, que é vizinho à favela do Coque.
 Depois de conseguido o lugar, foram necessários apenas 45 dias de trabalho, sob os cuidados do coronel Hélcio Martins de Freitas, que era chefe do depósito na época, para transformar o lugar em uma escola de música de padrões internacionais. O espaço foi dividido em salas individuais para cada instrumento, um  mini auditório, além de uma luteria. Estas conquistas foram resultado de um esforço vindo da iniciativa privada que fez a doação dos materiais e instrumentos, além do trabalho do Exército que mantinha-se constante em oferecer o necessários para o projeto.
 Foi assim que, em 25 de julho de 2006, a Orquestra Cidadã Meninos do Coque se tornou realidade, com 104 crianças da comunidade do Coque entre 7 e 15 aos de idade. Hoje o projeto abriga crianças de 3 a 17 anos e tem como objetivo não apenas formar profissionais de instrumentos musicais, mas transformar essas crianças em cidadãos respeitáveis e capazes de transformar sua realidade.


A comunidade do Coque       
                                                           
Dentre vários perfis sócio-econômicos de várias comunidades, a favela do Coque foi escolhida por que se encontra numa situação de risco social muito acentuada: Além de possuir o mais baixo I.D.H da cidade, apresenta o maior índice de violência urbana e de desemprego do Recife. .A maioria das habitações do Coque é construída precariamente com madeira reaproveitada, com apenas um cômodo para abrigar famílias numerosas e miseráveis. 
Portanto o projeto Orquestra Cidadã, por direcionar os alunos não somente ao mundo da música, mas à cidadania, contribui, por conseqüência, para a diminuição da violência urbana. Além disso, a família das crianças engajadas no projeto também se beneficia, participando do mundo musical de seus filhos e aspirando para eles e para si mesmos uma realidade diferente da que vivem.
 E por falar nisso, a família tem papel importante na orquestra, participando de reuniões, tendo assistência psicológica quando necessário, recebendo mensalmente cesta básica e aproveitando formas diferentes de lazer como a ida de grupos de mães com seus filhos para assistirem concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife no Teatro Santa Isabel.
 Apesar de todas as dificuldades encontradas – A disponibilização do lugar, o orçamento e a busca de professores voluntários – O projeto Orquestra Criança Cidadã Meninos Do Coque é um verdadeiro sucesso e serve para mostrar aos educadores e aos governantes que vale a pena investir e acreditar no potencial das crianças de Pernambuco e de todo Brasil. E como tudo passa pela educação, a Orquestra é uma prova de transformação do real através da música. 

Confira um dos vídeos da Orquestra:



Nenhum comentário:

Postar um comentário