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sábado, 24 de setembro de 2011

Novas Vozes do Brasil

Por Renata Santos

O Itamaraty, Ministério das relações exteriores, está lançando o programa “Novas Vozes do Brasil”, que tem como objetivo levar alguns dos destaques da música popular da nova geração em apresentações inéditas para promovê-los no exterior. Segundo a assessoria do Departamento cultural do Itamaraty, através desse programa, novos talentos da música nacional poderão se tornar conhecidos pelas gravadoras e obter um nível de reconhecimento no exterior comparável ao já alcançado no Brasil.

Na primeira fase do programa, o Itamaraty realizou apresentações das cantoras Tulipa Ruiz e Tiê, em Washington, no Kennedy Center, dia 18 de Agosto e em Nova York, no Drom, dia 19 de Agosto. As duas cantoras são revelações da MPB e tiveram seus álbuns de estréia bastante elogiados pela crítica e pelo público em 2010. Os discos são “Efêmera” de Tulipa Ruiz e “Sweet Jardim” de Tiê. 


 


Em setembro, nos dias 13 e 14, o programa levou para as mesmas cidades norte-americanas o cantor e compositor Marcelo Jeneci, que já fez parcerias musicais com cantores de bastante renome, como Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata e Zélia Duncan.

A segunda fase do programa será em 2012 e o Itamaraty montará um banco de dados com informações de artistas interessados em participar. Para isso, o cantor deverá ter pelo menos um álbum lançado e ser reconhecido favoravelmente no mercado e por críticos especializados.

A meta do programa “Novas Vozes do Brasil” é que, ao menos cinco novos nomes do cenário musical recebam apoio a cada ano. Novas cidades serão incluídas a cada fase, com foco nos grandes pólos norte-americanos e europeus. Existe também a possibilidade de que países Árabes participem.

Para se apresentarem, os artistas recebem um cachê que, segundo o ministério, é abaixo do valor pago no mercado, mas que é aceito em troca da oportunidade de divulgação do trabalho internacionalmente. Para atrair o público, serão realizadas missões brasileiras no exterior, em casas de shows e consulados, com anúncios em jornais e utilização de redes sociais. A entrada do show será um valor mínimo ou até mesmo gratuito.

O programa faz parte de uma promoção geral da cultura brasileira no exterior que inclui arte, cinema e fotografia.

Um comentário:

  1. enquanto brasileiro pagador de impostos, eu preferia que esse dinheiro fosse revertido pra um incentivo que alcançasse um maior número de artistas e pessoas a nível nacional mesmo, por meio do MinC e da Rouanet, já que o número de artistas que tem esse suporte ainda é muito pequeno. mas, sem dúvidas, é uma iniciativa louvável e é bom ver que bandas como Tulipa são beneficiadas com ela ;) ótimo texto, renata!

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