Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Arte no subsolo português

                                                                                                  Por Carla Moreira

Estação do Parque
A rapidez das coisas para que seu tempo seja otimizado todo santo dia deve fazer com que você deixe de perceber detalhes, que poderiam até fazer-lhe quebrar um pouco a rotina estressante da cidade grande e simplesmente contemplar uma arte, algo minucioso ou grandioso, depende de como os seus olhos as verão. Talvez se você morasse em Lisboa suas passadas pelas estações seriam muito amenas, talvez até desejasse que seu comboio demorasse mais alguns instantes para você contemplar tal magnitude de pura arte que se faz presente nas estações do Metropolitano de Lisboa.

Estação Baixa-Chiado
Desde a construção das suas onze primeiras estações, que hoje em dia é formado por quatro linhas com 52 estações, o sistema de trens que teve sua criação em 29 de Dezembro de 1959, tem a preocupação de dotar os espaços públicos de condições estéticas para abrandar os efeitos negativos de um ambiente subterrâneo (sim! Todas são subterrâneas).


Estação Telheiras
O Metropolitano além abarcar o título de transporte mais rápido de Lisboa, acumula o de “galeria de exposição permanente de arte contemporânea”. Cada estação tem detalhes e a mão de um arquiteto português de renome, como por exemplo, Francisco Keil do Amaral, que desenhou o modelo de uma estação “padrão” e serviu de molde para todas as onze outras iniciais. A estação mais profunda dessa grande rede é a Baixa-Chiado, com 45 metros abaixo da superfície.

É uma plataforma mais linda do que a outra; com mínimos detalhes peculiares, umas mais modernas, outras com pormenores de um Portugal mais antigo, que mesmo assim não fica para trás. Nesses locais se acumulam artes e todo um conjunto que fazem desses lugares um espaço único no mundo. Mesmo sendo uma das redes de metrôs de menor tamanho da Europa, com certeza não deixa nem um pouco a desejar.


Confira algumas fotografias das estações:

Estação Saldanha


As duas estações na parte superior: Bela Vista
As duas estações na parte inferior: Chelas


Estação Estolaias



Um comentário:

  1. Muito massa! *-* As cidades deveriam seguir o exemplo de Lisboa e utilizar mais os espaços coletivos como propagadores de arte.

    ResponderExcluir