Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Palavra

Por Ellen Reis

“... tudo começou quando a sociedade precisou criar um código reconhecido e aceito por todos, o qual seria usado para operar as relações familiares, sociais e econômicas” (Zilberman/1999)

Signos. Alfabeto. Oralidade. Ensino. Registro. Documentação. Divulgação. Essas palavras não representam (ou talvez sim) uma forma linear de abordagem histórica da leitura, as estradas literárias são muito mais complexas para que se submetam ao enquadramento. Entretanto, esses sete significados/significantes remetem uma temporalidade: decodificação dos primeiros sinais (cores, formas...); criação do alfabeto; conhecimento passado através do diálogo; necessidade de criar formas de preservação do que já tinha sido descoberto; arquivo; preocupação de ensinar o povo a ler. Tudo isso é para dizer que o surgimento da leitura foi algo gradativo; percebeu-se a necessidade de criar um código comum para estabelecer relacionamento. Dessa forma, por mais que hoje a leitura seja referenciada, por muitos, como uma atividade isolada, ela foi construída sobre a base do coletivo e é por essa razão que seu surgimento ultrapassa os limites de uma única mente com o objetivo de atingir todo o terreno que existe em todas as outras mentes. Hoje, milhares de eventos e projetos literários percorrem o Brasil e o mundo: Bienal do Livro, Fliporto, Leitura nos trilhos, Primavera dos Livros, Feira do livro. Isso revela que a leitura (ou a literatura) tomou proporções tão grandes que é impossível não estar conectado com as palavras. 

A Bienal do Livro está em sua 8º edição e desta vez aborda o tema "Literatura e Cidadania". O centro de convenções, anualmente, é o palco do terceiro maior evento do gênero no país. Este ano a Bienal de Pernambuco homenageia o centenário de Mauro Mota e o autor Ronaldo Correa de Brito. Para quem quiser conferir, ainda dá tempo. O evento vai até o próximo domingo dia 02 de Outubro.

A Festa Literária Internacional de Pernambuco ocorrerá dos dias 11 a 15 de novembro deste ano, em Olinda (Praça do Carmo). Em sua sétima edição tem como tema "Uma viagem ao Oriente".


A biblioteca Leitura nos Trilhos localiza-se na Estação Central, linha centro, do metro do Recife. A instalação da biblioteca é um iniciativa do Instituto Brasil Leitor em Pernambuco(IBL) que tem o objetivo de expandir o uso e a familiaridade com os livros, jornais e revistas,  disseminando o ato da leitura em espaços pouco convencionais, como o metro. Os livros podem ser emprestados com o prazo de 10 dias de entrega. Para se tornar associado basta apresentar RG (xerox e original), um comprovante de residência atual (original e xerox) e uma foto 3X4. O empréstimo é gratuito. Para mais informações entre no site do IBL: http://www.brasilleitor.org.br


A Primavera do Livros acontecerá dos dias 24 a 27 de Novembro deste ano no Jardim dos Museus/Rio de Janeiro. Serão realizadas palestras, debates, encontros com autores, lançamento de livros e apresentações artísticas. O evento que terá sua 11º edição terá seus ingressos oferecidos gratuitamente.





           "A palavra é o meu domínio sobre o mundo." (Clarice Lispector)

Curiosidade 

Se é para falar de evento inusitado este vale um destaque:

A empresa de design de mobília IKEA instalou 30 móveis ao longo das praias australianas e as encheu de livros. A iniciativa da empresa estimulou não apenas a venda dos seus móveis (filiais da empresa podem ser encontradas atualmente em diversos países ao redor do mundo), mas também a leitura. Apesar desse "evento" ter acontecido no ano passado,  vale ser relembrado porque afinal "recordar é viver".



Segue abaixo um vídeo com a música "Palavra"(O Teatro Mágico):




Nenhum comentário:

Postar um comentário