Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Os 110 anos de Cecília Meireles: retrato, motivo e memória

“Sente-se que Cecília está sempre empenhada em atingir a perfeição”, “Poesia do sensível e do imaginário”, “Ela é desses artistas que tiram seu ouro onde o encontram, escolhendo por si, com rara independência”, “A noção ou sentimento de transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade”. Sejam nas palavras dos poetas Mário de Andrade, Darcy Damasceno (é também crítico) e Manuel Bandeira, ou nas da própria Cecília Meireles, a escritora é muito mais do que uma representante da segunda fase do movimento modernista. Ela foge de qualquer enquadramento ou rotulagem.

Enquanto que muitos escritores faziam uso de uma linguagem rebuscada, um pouco estranha (Na tentativa de chocar o público. Característica desempenhada principalmente pelos escritores da primeira fase modernista), Cecília era de uma linguagem simples, sem ser reducionista, e ao mesmo tempo tinha um dom de tornar tudo universal. Algo muito recorrente em sua obra é a presença de temáticas como o efêmero, o eterno, o tempo, a vida, a morte, a solidão, a luta e tantos outros núcleos de palavras que qualquer tentativa de listagem seria inapropriada e desleal caso ocorresse falha de memória. 

Cecília Benevides de Carvalho Meireles lidou muito cedo com a morte: seu pai morreu três meses antes do seu nascimento e sua mãe morreu quando tinha dois anos de idade, foi então criada pela avó. Participou da chamada “corrente espiritualista” (juntamente com os que formariam a revista “Festa”, considerada neo-simbolista. Muitos dizem que Cecília percorreu o caminho do sonho, da fantasia, da solidão e do padecimento e que seus versos caminham lado a lado com o lirismo.

Jornalista Vera Barroso
Nas palavras da jornalista Vera Barroso isso pode ser exemplificado. “Cecília é uma poeta lírica, lírica quando fala do mar: “Pus o meu sonho num navio e o navio em cima do mar; depois, abri o mar com as mãos, para o meu sonho naufragar”; Cecília Meireles é lírica quando fala da solidão: “Eu não tinha esse rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, sem o lábio amargo”; Cecília Meireles é lírica quando fala para as crianças: “A avó vive só. Mas se o neto meninó, Mas se o neto Ricardó, Mas se o neto Travessó vai à casa da vovó os dois jogam dominó”; Cecília Meireles é lírica quando fala de si mesma: "Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta”.”

Gosto de lembrar de Cecília de duas formas: como a “padroeira da música” (como o significado do seu nome). A forma como ela analisa o mundo e o materializa perpassa pelo caminho da musicalidade. É isso! Cecília é música. Ou como a “irmã das coisas fugidias”. Nas palavras da própria escritora ela se define: “Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno”. No entanto, Cecília e sua obra não experimentaram a crueldade do tempo e a fugacidade. A morte não marcou presença na literatura dessa escritora que permanece até os dias atuais. No dia 7 de Novembro de 2011, completaria 110 anos se estivesse viva! Há, portanto, motivo para comemorações - na tentativa de retratá-la - de forma que ela permaneça na memória das gerações futuras. Cecília é retrato, motivo e memória.

Confira o poema "Retrato", Cecília Meireles, musicado pela cantora e compositora Sueli Costa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário