Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Um Cristo de 80 anos

                                                                                                   Postado por Carla Moreira


Cristo rei, Polônia

O cristo redentor faz nessa quarta-feira 80 anos. Como no dia da sua inauguração, o esquadrão da fumaça do Rio de Janeiro, fará seu show para milhões de espectadores que irão comemorar junto ao cristo. O monumento é um símbolo do cristianismo - que representa Jesus cristo - fica localizado no alto do morro do corcovado no bairro alto da Bela Vista. O Cristo é a segunda escultura de Jesus no mundo, ficando atrás da Estátua de Cristo rei, localizada na Polônia. Esse último tem 16 metros a mais que o nosso Cristo Redentor, foi inaugurado em 2010 e pesa 440 toneladas, fica localizado próximo à rodovia que une Varsóvia a Berlim.

História, reformas e uma maravilha do mundo

A construção do Cristo é um dos grandes capítulos da engenharia brasileira. Ele, que foi erguido em concreto armado e revestido de pedra-sabão, teve sua inauguração no dia 12 de outubro de 1931.

Ano passado o Redentor passou por profundas reformas, que foi desde a estrutura interna à estátua até a restauração do mosaico de pedra-sabão que reveste todo o monumento. Há um desgaste grande da obra devido a freqüente exposição a que ele é submetido, causado pelas condições climáticas.

Após uma votação popular que ultrapassou os cem milhões de votos, o Cristo Redentor entrou para “As sete maravilhas do mundo”. Foi uma votação feita na internet e por telefone, num concurso informal. No ano em que o Cristo foi considerado uma das maravilhas, o até então presidente da república (Lula), divulgou uma nota parabenizando o monumento e todos os envolvidos e ainda explicou o fato de a escultura ter sido a escolhida para compor as maravilhas mundiais: "O Cristo Redentor sempre foi uma maravilha do Rio de Janeiro e do Brasil. A partir de agora ele é também uma das sete maravilhas do mundo", afirmava a nota. A iniciativa não tem apoio unânime e a UNESCO, que se dedica ao patrimônio mundial, decidiu não participar do evento que consolidou adesão do Cristo ao grupo.

E no meio do caminho tinha um francês...

Em pleno ano de comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor está ocorrendo também uma disputa para saber quem tem reais diretos sobre a escultura. De um lado estão os parentes de Paul Landowski, escultor francês, que garantem ser o único autor da estátua, esculpida em Paris e concluída no Rio. O artista morreu no ano de 1961. 

Do outro, Bel Noronha, bisneta de Heitor da silva costa - engenheiro brasileiro responsável pela construção do monumento. Bel afirma veemente que o seu bisavô foi o autor e o idealizador, e que ele contratou o francês Paul apenas para a construção das mãos e a cabeça da singela estátua.

E pra completar o espetáculo no meio de tudo isso encontra-se a Arquidiocese do Rio, que detém os direitos de imagem, ao encomendar a estátua no ano de 1920.

Sempre houve essa lenda, ainda não desmistificada, de que os franceses como um bom povo, dão presentinhos mundo a fora; essa disputa veio à tona depois que os familiares do artista francês, tentaram cobrar por reproduções do Cristo. O advogado da família garante que tudo isso não se trata de questões de dinheiro e sim de legitimidade da obra para com seu artista.

Questões burocráticas ou não, “presentinho grego”, ser uma das sete maravilhas do mundo ou não, tudo isso fica de fora, hoje é o dia em que o maior símbolo do cristianismo no Brasil comemora seus 80 anos. O Cristo acolhe e abraça milhares de pessoas diariamente, tem uma visão privilegiada do Rio e tenta olhar pela cidade, ao menos tenta.

Um comentário:

  1. Caramba, 80 anos! E Caramba, que babado esse do francês! Sempre tem alguém querendo levar vantagem... --'
    [Eu fui ao Rio, mas não fui no Cristo, ainda nem acredito nisso; acho até que traumatizei. Cheguei lá só falava do cristo, e voltei sem visitar; só olhei de longe e do alto do Pão-de-açucar. Mas antes dos meus 80 anos vou lá visitar! #determinada] :)

    ResponderExcluir