Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Jornalismo meia-boca

Josival Peixoto e Rachel Sheherazade
por Daniel Medeiros

O SBT oficializou no dia 19 a saída do então diretor de jornalismo do canal, Aberto Villas. O antigo coordenador de redação do “Fantástico” foi contratado após a demissão de Luiz Gonzaga Mineiro, em Março. Seu objetivo era reformular o jornalismo da emissora. Para isso tentou tornar o telejornal “SBT Brasil” mais popular e dinâmico, apostando em Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade como os novos apresentadores, mas não conseguiu sair da casa dos 5 pontos no Ibope.
Cyntia Benini e Analice Nicolau
Muito se fala sobre a falta de um jornalismo forte e atuante na emissora que lançou a figura do âncora (ao estilo norte-americano) no Brasil, com Boris Casoy. Chegam a dizer que seu dono, Silvio Santos, não gosta do gênero, o que já foi desmentido várias vezes por investimentos maciços na área, feitos pelo empresário. Um desses grandes feitos foi a contratação da apresentadora Ana Paula Padrão em 2005, uma das maiores apostas da Rede Globo na época, que ao lado de Luiz Mineiro realizou uma verdadeira transformação nos telejornais da casa. Mas nem com o trabalho da dupla o jornalismo “sbtista” foi capaz de se erguer, e continua sendo mais lembrado por suas épocas “sombrias”, como quando mantinha o “SBT Notícias Breves”, apelidado de “Jornal das Pernas”, por ser apresentado por duas mulheres, usando saias curtas atrás de uma bancada transparente, ou quando foi extinto totalmente da grade do canal.
Atualmente o carro chefe da emissora é o “SBT Brasil”, que faz a linha jornalismo básico; Sem grandes furos de reportagem, ou inovações na maneira de apresentar, porém, passa uma forte credibilidade para os seus poucos telespectadores. O que realmente falta para trazer estabilidade nesse quesito é audácia. É preciso fugir desse sistema “feijão com arroz” de somente fazer um apanhado das principais noticias do dia. Espera-se que com essa demissão não seja cessada a busca por inovação e adequação ao público, o que é imprescindível para que o canal deixe de ser apenas uma fonte de entretenimento e passe a oferecer informação com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário