Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

Vinte Anos de Pearl Jam e Nevermind

  Estamos num ano musical. Disso não se tem a menor dúvida. Grandes festivais, novos talentos entrando em cena, a facilidade de acesso às inúmeras informações através da internet, tudo isso faz desta década e de 2011 um celeiro de novidades. Mas é também um ano de clássicos, especialmente do Rock. Os 20 anos de Pearl Jam e do álbum revelação de Nirvana “Nevermind” estão aí para comprovar isso.

 Editado oficialmente em 24 de setembro de 1991, Nevermind se tornaria um dos álbuns mais populares, endeusados e amados da história do rock. Na época, pensava-se que Nirvana era mais uma banda grunge de fama efêmera. Um grande engano. Tanto o disco quanto a banda se tornaram clássicos da história da música. Nevermind vendeu mais de 30 milhões de cópias e, através dele, a banda de certa forma colaborou para a emergência do indie rock (rock independente) que domina o gênero desde o começo da década. Até a capa do disco se tornou icônica e o bebê dentro d’água tentando alcançar a cédula até hoje traz a lembrança de muitos os melhores momentos do rock no mundo. Em 2008, o lindo bebê fotografado para a capa foi outra vez clicado, com a mesma pose, desta vez com dezessete anos.

 Para comemorar este momento saudoso, o Nirvana ganhará uma reedição de seu álbum. A reedição terá quatro CDs com músicas inéditas, raridades, lados B, mixes alternativos, gravações ao vivo e na rádio BBC. Além da edição comemorativa o aniversário de “Nevermind” terá vários eventos ainda não divulgados. Um dos singles deste disco é a música Smell like teen spirit, que pode ser conferida no vídeo a seguir.

 Mas nem só de “Nevermind” vivem os aniversários em 2011. Pearl Jam está completando sua segunda década. A banda é uma das pioneiras do grunge, nascida em Seattle, Washington. Seu vigésimo aniversário foi no dia 20 de setembro de 2011. Para comemorar, o diretor de cinema e fanático assumido pela banda Cameron Crowe decidiu produzir um documentário cheio de novidades e surpresas para os fãs.

 O filme se chama “Pearl Twenty” e estreou no dia 20 de setembro. Traz imagens de shows ao vivo que mudaram o cenário musical, além de cenas do início da carreira e antigas gravações em estúdio. Com entrevistas recentes com os integrantes, imagens ao vivo dos bastidores, Pearl twenty é um verdadeiro presente para os fãs que terão a oportunidade de conhecer a intimidade e toda a trajetória da banda que já fez história.

Um comentário: