Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Santo de casa faz milagre!


Por Amanda Melo

Em 21 de julho de 1971 nasce Alexandre Herchcovitch (imagem ao lado) , filho da grande metrópole de São Paulo. É criado dentro de uma comunidade judaica ortodoxa da capital paulista. Mas, desde cedo, tem um contato efetivo com o mundo da moda, quando sua mãe Regina lhe ensinou princípios básicos de costura. Desse contato surge o amor. Aos dez anos de idade, Alexandre já dava sugestões nas roupas vestidas por sua mãe, que era dona de uma confecção pequena de lingeries. Regina logo ensinou-lhe a trabalhar os ofícios da costura, usando tesoura,linha e agulha.
Formou-se em Moda, em 1933, aos 22 anos, pela Faculdade Santa Marcelina, onde fez um desfile em sua formatura que foi um sucesso.

Teve sua trajetória na moda brasileira construída em um pouco mais de dez anos de carreira. Assumiu, em 2002, a direção de criação de grife Cori, levando-a ao São Paulo Fashion Week. Em 2006, ingressa na direção de Moda da FMU (em São Paulo). Apareceu no programa Brasil’s Next Top Model, no canal Sony, como jurado em outubro de 2007 e, no fim desse mesmo ano, encerrou seu contrato com a Cori, voltando a trabalhar na Zoomp, em que apresentou sua coleção de reetréia no SPFW, em outubro do ano seguinte. Trabalha, hoje, como mentor no programa Projeto Fashion que é transmitido pelo canal aberto Band, no Brasil.

Herchcovitch tem, atualmente, quatro lojas próprias no Brasil e uma no Japão; cria, anualmente, quatro coleções para sua própria marca; desfila suas produções na SPFW (duas vezes por ano) e na Semana de Moda- 7th on Sixth (em Nova York). 



Simples e original. Palavras que definem o renomado estilista. Consegue, com suas criações, unir a elegância à versatilidade, união não tão fácil de ser efetivada. “Do primeiro vestidão às estampas de caveira, famosas no underground paulistano dos anos 90, passando por roupas para prostitutas e travestis, modelos clássicos de executivas desenvolvidos para a Cori, e camisetas com motivos de Walt Disney de 2003, Herchcovitch foi surpreendendo e se revelando um camaleão, dotado de uma sensibilidade, capaz de vestir qualquer tipo de pessoa” (Bia Mota).
“Uma forma de expressão e, não, de opressão” (Fabrizia Ribeiro), é assim que se define a moda de Alexandre. Capaz de entrar e permanecer nos mundo que nos cerca. Conseguiu desprender a moda das passarelas e, com um estilo próprio, tornou-a mais democrática. Sua moda está em todo lugar e é para todos.


Um comentário:

  1. Sempre gostei de Alexandre,mas nunca tinha parado pra saber mais sobre a carreira dele.Post muito bom!Parabéns,gente!

    ResponderExcluir