Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Abbey Road

Por Carla Moreira
Clique na foto para ampliar

No dia 22 de dezembro de 2010 a Abbey Road, a rua mais famosa do mundo, tornou-se patrimônio histórico da Inglaterra.  Ela que ficou conhecida mundialmente após quatro rapazes de Liverpool (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr) passarem por cima de uma faixa de pedestre em uma simples avenida que nunca mais seria a mesma.

A singela rua em questão, além de dar nome ao famoso disco dos Beatles é também o nome dos estúdios da EMI (Electric and Musical Industries Ltd) onde este disco e vários outros trabalhos da banda foram gravados. O estúdio, considerado o templo dos Beatles, já tem o certificado de patrimônio histórico inglês desde fevereiro de 2010. Com isso, ficou proibida qualquer alteração no prédio sem autorização do governo; modificações no interior podem até serem feitas, mas é preciso ter a garantia que a essência será preservada.

Clique na foto para ampliar
No dia 8 de agosto de 1969, numa sessão de fotos realizada pelo fotógrafo Lain Macmillan, que durou nada mais que 10 minutos deu-se a imortalidade naquele pequeno trecho de asfalto. Visitado por turistas do mundo todo, é considerada por John Penrose, ministro do turismo do Reino Unido, como “uma Meca para os fãs mundiais dos Beatles”, devido ao fato de muitas pessoas irem ao local reproduzir a travessia do quarteto.

Em comunicado oficial, Paul McCartney comemorou muito o “presente”: “Este foi um ano excelente para mim e para os Beatles. Saber que a faixa de pedestres da Abbey Road será preservada é a cereja no bolo.” Na página oficial do estúdio há uma câmera 24h que fica de frente para a faixa de pedestre em questão Link. Além disso, podem-se ver fotos de pessoas que passaram por lá (tem de tudo, desde mulher com vestido de noiva a gente fantasiada) como também fotos oficias da sessão dos Beatles por outro ângulo. O álbum Abbey Road é o 12° lançado pela banda britânica e irá completar 42 anos esse mês. Talvez não exista na história da música uma capa que foi mais parodiada e imitada; talvez não exista álbum mais lembrado, mas com certeza o que existe é muita inspiração quando se fala em Beatles.

 Segue abaixo algumas fotos famosas de imitações dessa travessia:


Clique na foto para ampliar



2 comentários:

  1. :D Curti o post... Ao som de Day Tripper! (8)
    (Mas nada me tira da cabeça uma cena que vi: Um contorno branco de moto numa faixa de pedestre, será que é uma parodia recifense?! ;) #+segurançanotransito)

    ResponderExcluir
  2. acho até que a recriação dos Simpsons ficou mais famosa! ahahaha mas essas coisas só mostram o quão gigantesca era e é a influência dos Beatles no mundo inteiro. post massa, Carlota! =* ah, dps me manda o link (se tu tiver) dessas fotos da galera fantasiada na Abbey!

    ResponderExcluir